Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Busca avançada
Ano de início
Entree
X

Criar um alerta por e-mail


Novos resultados para a sua pesquisa em seu e-mail, semanalmente.

Seu e-mail:

Tamanho do e-mail:



Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Refine sua pesquisa
Pesquisa
  • Uma ou mais palavras adicionais
  • Situação
  • Colaboração no país
  • Colaboração com a instituição
  • Colaboração - cidade de origem
  • Publicações científicas
  • Instituição Sede
  • Área do conhecimento
  • Ano de início
  • Ano de término
  • Projetos de Pesquisa
  • Ano de vigência
Excel (CSV)  
|
24 resultado(s)
Página 1 de 3
Resumo

A pesquisa tem por objetivo investigar as mobilidades de parto como forma de aquisição de cidadania estratégica. O conceito da cidadania sofreu sérias modificações no mundo globalizado. Antes vista como uma relação de lealdade entre a nação e os seus membros, hoje a cidadania é percebida pelos sujeitos como um recurso na concorrência globalizada e desigual pelas oportunidades de vida. A presente pesquisa se insere no debate sobre a cidadania estratégica e busca preencher lacunas quanto à relação entre as formas de aquisição de cidadania adicional e o gênero. O trabalho analítico se baseia nos dados empíricos produzidos pela pesquisa multimétodos, realizada com as mulheres russas que vieram parir seus filhos no Brasil para obter o passaporte brasileiro. No período como visiting fellow na London School of Economics, pretendo finalizar a produção de dados empíricos de forma remota e avançar no trabalho analítico, introduzindo novos conceitos que possam contribuir com a melhor compreensão do fenômeno globalmente. Proponho o conceito de "mobilidades de parto" para explicitar que não se trata de turismo, mas sim de uma forma complexa de mobilidade internacional. O conceito de "cidadania de reserva", por sua vez, visa desafiar a concepção da aquisição da segunda cidadania como uma ação racional. Eu argumento que, no caso das mulheres russas, o elemento de cuidado é central. Por fim, proponho pensar a busca pela cidadania adicional como uma maneira de navegar a "estratificação cinética" global, na qual os sujeitos são dotados de capacidades desiguais de se deslocar entre as fronteiras, e que é estruturada e estrutura a desigualdade global. (AU)

Resumo

Esta proposta solicita financiamento para que o aluno de doutorado possa conduzir experimentos de espectroscopia de ionização de predissociação e mobilidade iônica no grupo do Prof. Gert von Helden no Instituto Fritz Haber (Alemanha), para que uma avaliação abrangente dos intermediários de reação, um ponto central do projeto de tese do candidato, possa ser alcançada de uma maneira que não é possível usando as técnicas disponíveis em nossa instituição de origem ou em muitas outras instituições em todo o mundo. O objetivo principal do projeto de doutoramento do candidato é avaliar intermediários de reação relevantes para a síntese de reações mediadas por organometálicos, como a epoxidação baseada em Ti (reação de Katsuki-Sharpless) e as reações de ciclização de carbamato mediadas por Pd/Cu. Para avaliar essas reações por espectrometria de massa, não apenas devem ser desenvolvidas maneiras alternativas de amostrar e promover reações químicas, mas outras técnicas devem ser usadas para permitir a caracterização completa das espécies reativas isoméricas presentes no meio reacional, como espectroscopia de ionização e mobilidade iônica. O doutorando superou a primeira parte desses desafios implementando técnicas experimentais para amostrar meios reacionais que são incompatíveis com experimentos padrão de ESI, incluindo o uso de múltiplos sprays, derivatização online e fontes de ionização por electrospray de dessorção. Nesse contexto, os intermediários da reação de epoxidação de Sharpless foram observados com sucesso e estão atualmente sendo avaliados. Esta nomeação no exterior permitirá que a espectroscopia de predissociação de infravermelho criogênico de íons selecionados por mobilidade iônica seja realizada, permitindo a avaliação da natureza exata dos intermediários observados em nosso grupo de pesquisa. Isso estenderá a região espectral e a resolução em comparação com os equipamentos disponíveis em nosso grupo e também permitirá que o candidato adquira experiência na separação de mobilidade iônica por espectrometria de massa, técnica que será implementada em nosso grupo de pesquisa no Brasil em um futuro próximo. Portanto, esta nomeação será fundamental na conclusão da tese de doutoramento do candidato e permitirá o desenvolvimento de novas habilidades, apoiando os projetos de pesquisa realizados em nosso grupo de pesquisa - especialmente após o seu retorno - e fomentando colaborações entre instituições. (AU)

Resumo

A pesquisa tem como objetivo compreender a relação entre as mobilidades transfronteiriças, o contato entre as línguas portuguesa e espanhola na região de fronteira e maneira como ocorre a educação intercultural dos estudantes no Projeto Escolas Bilíngues e Interculturais de Fronteira (Pebif) entre Portugal e Espanha. Trata-se de um projeto educacional formulado em parceria entre a Organização dos Estados Iberoamericanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), o Ministério da Educação de Portugal, o Ministerio de Educación y Formación Profesional da Espanha e as juntas educacionais das comunidades autônomas de Castilla y León, Extremadura e Andalucía. O planejamento do projeto ocorreu a partir de 2019 e começou a ser executado no ano letivo de 2021/2022 em 16 escolas na região de fronteira entre os dois países - 10 escolas portuguesas e 6 colégios espanhóis. O foco da investigação empírica serão as práticas e representações cotidianas de docentes e estudantes que trabalham e estudam nas escolas Manuel Cabanas, em Vila Real de Santo António (Algarve, Portugal), Galdames e Virgen de Carmen, em Ayamonte (Andalucía, Espanha). A investigação qualitativa estará centrada na realização de entrevistas com docentes e estudantes, na observação de campo e na pesquisa bibliográfica e documental. (AU)

Resumo

Nossa intenção com este projeto é estudar os serviços de estacionamento rotativo no município de Buenos Aires - Argentina e realizar um comparativo com os processos de funcionamento que ocorrem na cidade de São Paulo - Brasil, com o objetivo de compreender a problemática sob a perspectiva de um olhar geográfico e as condições de uso do território pelos diferentes agentes que visam se apropriar de porções do espaço urbano para essa finalidade. Os processos de concessão desses estacionamentos rotativos têm atraídos empresas com capital aberto em bolsas de valores, caracterizando seu interesse nesses espaços públicos. Com intuito de elucidar o processo de ação do capital financeiro nos espaços centrais urbanos, a pesquisa estabelecerá as relações de inserção das empresas, focando principalmente como agentes públicos e privados que estão inseridos nestes processos, observando os casos nos dois países citados. Assim, este projeto de Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior tem como objetivo corresponder e complementar os esforços teóricos e metodológicos suscitados ao longo do desenvolvimento da pesquisa de mestrado (Processo FAPESP nº. 2022/03387-2). Em linhas gerais, nossa metodologia consistirá no levantamento e na revisão crítica de materiais bibliográficos sobre os assuntos tratados neste projeto, participação em congressos e eventos científicos sobre o tema de interesse, acompanhamento de disciplinas na Universidade de Buenos Aires (focadas na temática de mobilidade urbana e planejamento urbano), trabalhos de campo e visitas técnicas a órgãos e secretárias ligadas às normativas do planejamento urbano da capital federal Argentina. (AU)

Resumo

Visualização simplificada de dados multivariados por agrupamento de arestas permanece um problema aberto e complexo sem nenhum método real que visa lidar com datasets genéricos. Neste projeto de Estágio em Pesquisa no Exterior FAPESP, iremos desenvolver um método efetivo e robusto capaz de agrupar genericamente caminhos com múltiplos atributos. Para diminuir o tempo de desenvolvimento e aumentar o impacto geral, nosso trabalho será baseado no CUBu, o arcabouço mais rápido e mais completo em funcionalidades existente. Nós iremos trabalhar juntos com o Prof. Alexandru Telea, o criador do CUBu e um dos mais influentes autores de agrupamento de arestas na literatura, do qual também lidera o grupo de Visualização e Gráficos (VIG) da Utrecht University. Nos iremos começar investigando como adaptar técnicas de outros campos de pesquisa para nos ajudar a lidar com o agrupamento de caminhos multivariados. Nós iremos avaliar nosso novo método com uma série de casos de estudo incluindo uma análise em múltiplos níveis utilizando dados de mobilidade brasileiros e validação com profissionais técnicos e usuários não especialistas. Nós pretendemos publicar nossa pesquisa completa em um periódico internacional de alto impacto. Para melhor se ajustar ao calendário da Utrecht University, planejamos que a visita ocorra no mês 11 da bolsa de mestrado FAPESP. (AU)

Resumo

Materiais mecanocromáticos podem potencialmente ser aplicados no monitoramento de mobilidade humana uma vez que exibem respostas colorimétricas intuitivas e discerníveis a olho nu. No entanto, a fabricação de sensores vestíveis ainda é desafiadora pois o efeito mecanocromático é normalmente manifestado em filmes finos que são difíceis de serem manufaturados na forma de dispositivos personalizados. Recentemente foi proposto que filmes mecanocromáticos podem ser diretamente acoplados ao corpo humano para o monitoramento de mobilidade; porém, nas poucas provas de conceito, o acoplamento é realizado com fitas ou colas, o que está longe do ideal para um produto focado no consumidor. Portanto, nesse projeto propomos o desenvolvimento de sensores mecanocromáticos tipo-estampa para monitoramento de mobilidade humana que serão aplicados em vestuários pessoais de forma permanente. O acoplamento de sensores tipo-estampa é muito mais orgânico pois podem ser moldados, torcidos e deformados pelo corpo sem a necessidade de artifícios externos. Em paralelo, propomos adaptar nosso sistema de computação visual (CV) para analisar os novos sensores durante atividades físicas e fornecer informações em tempo real sobre a mobilidade pessoal de forma não-invasiva. (AU)

Resumo

Nos estudos urbanos, a mobilidade residencial e cotidiana se coloca como uma das principais dimensões analíticas para compreender as recomposições sociais e as mudanças que perpassam as cidades na atualidade. Assim, no contexto das transformações urbanas, a presente pesquisa tem por objetivo analisar, através da mobilidade residencial e das práticas espaciais dos grupos sociais de mais alta renda - residentes na zona sul de Ribeirão Preto e no bairro de Saint Antoni em Barcelona - o aprofundamento das diferenciações socioespaciais que demarcam a urbanização contemporânea, mesmo em contextos socioespaciais dispares. Portanto, a mobilidade residencial emerge nesta proposta de pesquisa como elemento de distinção social por parte de determinados grupos e dimensão empírica analítica para explicação das transformações na urbanização. A hipótese que se sustenta é que a diferenciação revelada através dos movimentos residenciais e cotidianos, tem em sua gênese a fragmentação do tecido urbano e social. A mobilidade residencial será analisada através de entrevistas semiestruturadas e de dados secundários advindos de fontes estatísticas dos dois países (Brasil e Espanha), já as práticas espaciais emergirão principalmente das entrevistas qualitativas. As análises dos resultados terão como fio condutor o método comparativo. Através da comparação entre os padrões de mobilidade residencial identificados pelas entrevistas e dados secundários, visa-se compreender as formas que a diferenciação socioespacial assume no contemporâneo. O exercício comparativo será entender o que é semelhante e resultante de lógicas globalmente constituídas, e aquilo que é precedente da formação socioespacial e das resistências dos lugares. (AU)

Resumo

Este projeto apresenta uma proposta de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE/FAPESP) a ser realizado na posição de Visiting Scholar (ano letivo 2022-2023) no Institute of Latin American Studies da Columbia University. Meu principal objetivo durante este período será a produção de dois capítulos da tese de doutorado e dois subsequentes artigos internacionais, baseados em atividades ao redor de minha pesquisa. Para isso, em cada semestre vou me concentrar em um dos seguintes temas: "Violência urbana em cidades latino-americanas" e "Pandemia e desigualdades urbanas". Durante o período de 12 meses, terei a oportunidade de aprimorar e sofisticar o arcabouço teórico-metodológico para interpretar os dados empíricos obtidos na pesquisa de doutorado - sobre convergências entre a violência urbana e o impacto da pandemia de Covid-19 em cidades latino-americanas. Pretendo interagir com um pesquisador renomado, Dr. Eduardo Moncada, cuja agenda de pesquisa se concentra na compreensão dos fatores políticos que moldam a dinâmica e as consequências da violência urbana. Para tanto, elaborei uma lista de possíveis compromissos a serem publicados em periódicos brasileiros como contrapartida de minha permanência na ILAS/Columbia. O período como Visiting Scholar também apoiará a internacionalização deste projeto: além da participação em múltiplos seminários universitários e conferências internacionais para apresentar e ampliar minhas possibilidades de pesquisa, proponho a organização de dois Grupos de Leitura que refletirão diretamente sobre os principais temas da pesquisa proposta. Para consolidar essas redes internacionais em torno de minha pesquisa, pretendo organizar um workshop temático a partir da experiência desses grupos de leitura. (AU)

Resumo

A promoção do uso de bicicletas nas cidades é parte de políticas públicas para o incentivo ao uso de meios de transporte não poluentes e que contribuem para a saúde da população por meio da redução do sedentarismo. A definição dos locais para a implantação de ciclovias e ciclofaixas é de suma importância nesse processo. Neste projeto avaliaremos dados sobre viagens em bicicletas em cidades com sistemas públicos de compartilhamento de bicicletas já maduros. Utilizaremos modelos de aprendizado de máquina para inferir os fluxos de viagens a partir de dados socieconômicos, "pontos de interesse'', de topologia, e outros, em múltiplas cidades. O objetivo é utilizar técnicas de transferência de aprendizado para ajustar esses modelos para cidades sem sistemas de compartilhamento de bicicletas, ou com sistemas ainda incipientes, de modo a permitir um melhor planejamento na definição dos locais para as bases de retirada de bicicletas e para a construção de nova infraestrutura cicloviária, como ciclovias e ciclofaixas. (AU)

Resumo

Na posição de pesquisador visitante do Latin American and Caribbean Center da London School of Economics (LSE-LACC), pretendo desenvolver minha pesquisa em termos comparativos - tanto teóricos quanto metodológicos - e escrever dois artigos originais. O primeiro investigará o crescimento da disposição empreendedora em meio ao neoliberalismo, à precariedade e às frustrações do mercado formal de trabalho. O segundo irá analisar as práticas ativadas por essa disposição empreendedora nas periferias urbanas e suas múltiplas expressões, incluindo o desejo de produzir "impacto social" e associações com atividades criminosas e ilegais. Ambos os artigos abordarão os temas de uma perspectiva comparada com foco na América Latina. Este período como pesquisador visitante proporcionará também uma internacionalização da investigação de quatro formas. Primeiro, pretendo participar dos seminários do LSE-LACC e apresentar os resultados da minha pesquisa nessas oportunidades. Em segundo lugar, pretendo visitar outros importantes centros de pesquisa voltados para a América Latina e outras questões semelhantes àquelas de meus interesses, onde estabeleci um diálogo inicial, como o Latin American Center da Universidade de Oxford e a Universidade de Cardiff. Terceiro, aprofundarei uma discussão já iniciada com pesquisadores da Universidade de Cardiff para a preparação de uma publicação coletiva sobre neoliberalismo e precariedade no trabalho. Por fim, pretendo usar minha passagem pelo exterior para preparar um workshop a ser apresentado no Cebrap, como parte da divulgação de resultados de pesquisas no Brasil, possivelmente em formato híbrido (presencial e virtual), reunindo pesquisadores brasileiros e britânicos em torno do tema das estratégias de mobilidade social nos mercados (in)formais e (i)legais. (AU)

|
24 resultado(s)
Página 1 de 3
Exportar 0 registro(s) selecionado(s)
Marcar todos desta página | Limpar seleção